Razões Para Usar o WordPress Na Criação de Sites
Se você já parou para pensar na razão para as maiores empresas, agências e desenvolvedores usurarem o WordPress para a criação de sites e de suas aplicações web, então chegou está no lugar certo. Ponderar essa questão significa que você pelo menos já pesquisou alguma coisa sobre o WordPress ou ouviu falar sobre isso de um amigo ou colega.
Então a gente gostaria de analisar os benefícios de utilizar o WordPress, mostrando claramente o porquê de ele ser o sistema de gerenciador de conteúdo e o software de desenvolvimento de site mais popular no mundo. O WordPress pode fazer praticamente qualquer coisa!
As duvidas na criação de um site – Porquê Usar o WordPress?
Para empresários que não são do ramo da tecnologia, nomes como WordPress, Joomla, Shopify, Magento, e Weebly podem parecer estranhos na hora de fazer a criação de sites . O processo da criação de um site apresenta esses nomes para você, já que todas eles são plataformas usadas para criação de sites. Cada uma tem seus próprios benefícios, enquanto muitas são utilizadas com mais frequência para sites de nicho com fins específicos. Por exemplo, o Shopify apenas tem sentido se você estiver gerenciando uma loja online. Não é uma plataforma na qual tenha lógica abrir um blog para depois o transformar em uma loja de eCommerce. O Magento é idêntico. Outros criadores de websites e plataformas têm mais flexibilidade, e esses são geralmente os mais populares.
Todos possuem fantásticas ferramentas para níveis específicos de competências, mas explicaremos a razão pela qual deve usar o WordPress e não os outros para criação de sites, nossa agência mesmo que trabalha com criação de sites em fortaleza a mais de 10 anos, sempre usou o WordPress como uma das soluções para desenvolvimento de sites.
O Software é Gratuito e Open Source
O WordPress.com e o WordPress.org são totalmente gratuitos. Você pode aprender a diferença entre ambos aqui, mas, de forma resumida, o WordPress.org é uma versão que tem uma hospedagem própria, onde você tem mais controlo sobre seu site e tira partido de plug-ins avançados. O WordPress.com funciona muito bem para quem está começando a mexer com esse lado técnico, mas não é exatamente a melhor opção para quem tem uma empresa que planeja ganhar dinheiro. Ele possui planos com preços mais elevados, mas recomendamos para blogs pessoais e sobre hobbies.
Continuando, o WordPress pode ser gratuitamente baixado por qualquer pessoa. É um projeto open source nascido em 2003. Isso significa que o WordPress é desenvolvido por vários colaboradores. Os projetos de open source são por norma gratuitos, com grandes comunidades. Os usuários muitas vezes participam dessa comunidade enquanto testadores beta ou simples defensores de marca, mas no fundo não há qualquer exigência para a participação se você não se enquadrar em nenhum desses casos.
Você habitualmente consegue encontrar temas e plugins gratuitamente, mas aqueles premium (pagos) geralmente oferecem os melhores recursos e um suporte de qualidade. Por fim, muitos usuários do WordPress acabam por pagar serviços adicionais, seja freelancers ou agências. Por exemplo, você pode pagar a um freelancer para criar um logotipo ou ajustar parte do código CSS em seu site. Já outros usuários do WordPress têm interesse em manter de plantão designers gráficos ou especialistas em manutenção. Tudo depende da sua experiência e da escala do seu site.
Mas, no geral, você pode manter seus custos com o WordPress em um mínimo. Muitos webmasters acabam pagando apenas a hospedagem na hora de fazer a criação de um site.
Ele Se Adapta A Você, Para Fazer Qualquer Tipo De Criação de Site
Um dos equívocos mais comuns sobre o WordPress é que é ele serve acima de tudo para fazer blogs. Em um determinado momento, esse foi, de fato, o caso. O WordPress foi desenvolvido como uma plataforma para blogs, mas isso foi alterado radicalmente com os seus vários novos lançamentos ao longo dos anos.
Na verdade, o WordPress está em uma posição favorável devido às suas raízes como blog. É claramente um dos métodos mais simples e rápidos de escrever e publicar posts, e isso tudo está incluído desde o início. Algumas ferramentas de criação de websites pensam primeiro no design e aplicativos, e só depois na interface de blog.
Mas isso não acontece com o WordPress, então pode criar um belo site eCommerce e saiba que o blog é parte integrante do processo de desenvolvimento de um site, nos mesmos aqui em Fortaleza não dispensamos de usar ele.
Suporta Vários Tipos de Mídia
Fique à vontade para verificar a longa lista de tipos de arquivos aceitos para WordPress, mas saiba que as seguintes categorias principais são todas elas aceites:
- Imagens
- Documentos
- Áudio
- Vídeo
De acordo com a minha experiência, o WordPress nunca me disse que um arquivo não é suportado. Você pode fazer upload de arquivos comuns como jpg, .png, .gif .pdf, .doc, .pptx, .mp3, .m4a, .mp4, .mov, .wmv, and .avi. Além disso, não terá problemas com tipos de arquivos mais obscuros como odt, .key, .ogg e .3gp.
E apesar de existirem alguns formatos de arquivo, como SVGs, que não são permitidos, existem boas soluções para contornar essa situação. Confira esse tutorial sobre como pode fazer o upload de SVGs no WordPress em segurança. Resumindo, se você quiser colocar uma foto, gif, vídeo ou documento no seu site, isso normalmente é tranquilo com o WordPress. É até comum hospedar documentos e apresentações em um site sem os pulicar em uma página específica.
Então no nosso ponto de vista o WordPress é a melhor opção para criação de sites em Fortaleza