Criação de Site – Quais os tipos de sites
No começo da internet os sites eram praticamente texto e imagens, atualmente, existem vários tipos diferentes de sites, e conhece-los vai ajudar você a qual se encaixa melhor para sua empresa ou negócio. Por isso, antes de entrar no processo de criação de site, é extremamente importante entender qual tipo de site é mais adequado para seu negócio.
Para facilitar o seu entendimento e trabalho, vamos falar um pouco sobre o desenvolvimento de site. Neste artigo, vamos explicar quais são os tipos mais usados, e suas vantagens:
1. Site Institucional
O site institucional é o que mais de adequa para maioria das empresas. Ele é composto, por algumas páginas de informações sobre o negócio ou empresa, serviços e produtos, preços, e formas de contato. Esse tipo de site é praticamente uma vitrine ou um cartão de visitas online.
Sites assim são ideias empresas ou negócios que querem ter a sua presença conhecida na internet, mas não têm muitas páginas para publicar ou muito o que falar. É em geral o site mais em conta para se produzir. É ideal para apresentar sua empresa de forma profissional na internet para os seus clientes e serve para captar novos clientes, principalmente se for feito um bom trabalho de SEO para seu site ficar bem posicionado nos sites de busca. Também pode se fazer uma integração com o WhatsApp para que o futuro cliente tenha um contato mais rápido com um departamento da empresa.
2. Site dinâmico
Em contraste com o site Institucional, como o próprio nome diz, este tipo oferece mais facilidade para ser gerenciado seu conteúdo. O conteúdo pode ser constantemente atualizado, fazendo com o que o site permaneça sempre com novas informações.
Nos sites dinâmicos, além do conteúdo institucional, há a incorporação de um blog, o que ajuda para que a empresa possa investir em Marketing de Conteúdo e em Otimização para Buscadores (SEO) – duas ferramentas essenciais para atrair clientes em potencial no meio online, além de fortalecer a relação com a audiência, e atrair e nutrir os leads.
E por serem de simples de atualizar, sites dinâmicos costumam ser integrados às redes sociais, possibilitando a troca de conteúdo entre mídias – você pode postar vídeos, imagens, infográficos de outras mídias em seu site com rapidez e facilidade.
3. eCommerce
Também chamados de sites de comércio eletrônico ou loja online, por meio de eCommerce é que é possível vender ou comprar um produto; ou contratar um serviço diretamente do computador. Um site de e-commerce é excelente para comerciantes e lojistas que pretendem expandir seus negócios, exibindo suas vitrines também no ambiente online. Eles são construídos com sistemas de verificação que permitem que o consumidor encomende diretamente da loja online, com rapidez e de forma bastante segura e intuitiva. Entretanto vale destacar que manter um eCommerce requer tempo para atualização constante da loja (incluir produtos, alterar preços, cadastrar dimensões e peso do produto para cálculo de frete, etc).
4. Site one-page
O que define um site one-page ou landpage é que toda a informação é carregada em uma única página, à medida que o usuário percorre o conteúdo. A principal vantagem desse tipo de site é que ele funciona bem em aplicativos mobile, o que representa hoje mais de 60% dos acessos da internet. Por serem bastante intuitivos, é usado para venda de produto único e normalmente tem uma alta taxa de conversão de vendas se o trabalho for bem feito
5. Blogs
Os Blogs podem ser adicionais em um site dinâmico anteriormente ou o próprio site em si. Em geral, blogs são sites pensados em leitores fiéis, normalmente são pessoas que estão em busca de uma solução, você já deve ter visto muita gente perguntando como faço tal coisa, normalmente encontramos as respostas em blogs. Em geral os blogs são potenciais ferramentas de divulgação e marketing, pois conseguem convencer os clientes de forma mais sutil (com dicas, por exemplo) ao invés de um anúncio direto. O blog deve sempre se conectar com redes sociais.
6. Portais
Portais basicamente são agregadores de conteúdo diverso. Geralmente, eles são construídos com todo foco voltado ao interesse do público, para que este volte a visitá-lo diariamente. É comum, por exemplo, que juntamente com seu conteúdo, os portais ofereçam diretórios para outros sites, buscadores, notícias, previsão do tempo, citações, mapas, salas de bate-papo, fóruns, e etc.
Esse tipo de site é ideal para empresas que vendem “informação”, e visam o retorno do consumidor para que este consuma o seu “produto”. Basta lembrar de sites como G1, Yahoo e etc.
Mas afinal, o que é melhor para a sua empresa?
Depois de entender cada tipo de site, ainda antes de tomar uma decisão, é preciso considerar alguns itens que essenciais, qualquer que seja o seu nicho, e qualquer que seja o site que você pretende construir